Ana Maria Barbosa Machado

Ana Maria Barbosa Machado

Ana Maria Barbosa Machado é bauruense, nascida no dia 15 de agosto de 1963. Poeta, escritora e palestrante de “Incentivo à leitura e escrita” nas escolas e universidades. Membro fundador do grupo literário Expressão Poética que surgiu em 1999. Membro efetivo da Academia Bauruense de Letras, e desde a sua posse em 2006, faz parte de sua diretoria. Membro da diretoria da SAC – Sociedade Amigos da Cultura.

A partir de 1983, começou a ter seus textos poéticos publicados em Antologias Literárias pelo Brasil e também em Bauru. Desde 2001 organiza livros coletivos com autores do grupo Expressão Poética e da Academia Bauruense de Letras. Pelo grupo Expressão Poética idealizou em 2005 o Jornal Expressão Poética que conta um total de 12 edições e em 2016 promoveu o inicio dos encontros Expressão no Bosque com saraus nas tardes de sábado no Bosque da Comunidade. Como membro da ABLetras participou de várias comissões, entre elas a “Comissão da Sede Própria” que conseguiu um espaço físico, inaugurado em outubro de 2015, na antiga Estação Ferroviária. Coordenou as antologias: Literatura na Escola 1 (2019) e Antologia Universitária (2020). Durante quase 10 anos (2007/2015) organizou o Jornal informativo da ABLetras: O Desafio que passou a nova nomenclatura como Jornal da ABletras; atualmente coordena a Revista da ABLetras.

Em junho de 2018, participa da I LIVRARC – Livro, Arte e Cultura realizado pela Diretoria Regional de Ensino – Bauru. Em novembro, nos seus 35 anos de publicações literárias, lança uma edição comemorativa com Monólogos (poesias selecionadas).

Em 2020 mesmo com a pandemia assolando nosso planeta, comemora através das redes sociais o Jubileu de Prata de seu primeiro livro de poesias Folhas em branco: em agosto com a gravação de vários de seus poemas interpretados pelos amigos e com uma live, durante o mês de novembro, onde fez um bate- papo descontraído com os participantes.

A autora acredita que a simples leitura de um livro possa influenciar de maneira positiva cada pessoa: “A leitura enriquece o ser humano: contando histórias, mostrando a cultura dos povos, ensinando geografia, línguas e lendas são apreendidas. Sendo assim, uma aproximação leitor/autor é importantíssima para que se realize uma mudança de fato, com o crescimento intelectual do indivíduo, fomentando ainda mais a parceria cultura/educação”.

Suas obras: Poesia: Folhas em Branco (1995), Lua Nova - as fases da lua(1998), Loucas, Inúteis e Tolas (2001), Maresia (2012), Dilema (2016) e Monólogos – poesias selecionadas (2018). Prosa: Crônicas de Família (2013) e Um sonho de muitos (a história da APAE Bauru em seus mais de 50 anos de fundação), ainda inédito. Literatura Infantil: Petrúquio e seus amigos (Ilustrações: Greifo) (2009), O gato Rodolfo e a cobra Sofia (Ilustrações: José Greifo) (2012), O sapinho Godofredo (Ilustrações: José Greifo) (2012), Teodoro, um menino vencedor! com Júlio Paes (Ilustrações: Greifo) (2016).

Todos os Posts de Ana Maria Barbosa Machado

Rolar para cima